Por João Augusto Figueredo
As comemorações de reis em Guararema teve inicio na década de 1940, onde um grupo de músicos liderado por Narciso José dos Santos, começaram a sair em casa em casa. Compuseram as letras que até hoje são entoadas nas ruas da cidade.
A Folia de Reis de Guararema sempre teve fins filantrópicos, sempre arrecadando prendas e donativos para os carentes, sobreviveu na décadas de 1950, com José Romeiro Paniagua e na década de 1960 com o músico Cote Bueno.
Na década de 1970 foi resgatada pelo então Padre Roberto, depois veio a Turma do Nico e Meguinho, Profº Willian, muitos anônimos e toda família Corrêa e assim nunca mais parou, todas as noites as entoadas criadas na década de 1940, faz os guararemenses reviverem as histórias das folias passadas.
Roteiro fixo:
Dia 02/01 inicia se às 18h na Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e segue em casa em casa até o bairro Nogueira. (termina por volta das 1h da manhã)
Dia 03/01 inicia se às 18h na Área de Eventos Nogueira e segue em casa em casa por todas as ruas do bairro. (termina por volta de 1h da manhã)
Dia 04/01 inicia se às 18h no final doa Rua Dr. Pedro de Toledo e segue pelas ruas Maria Florência, Jurandir, João de Melo, Rodrigues Alves, José Pereira, Beco Honorato, Praça Cel. Brasilio Fonseca, Rua Exp. Brasilio de Almeida e termina por volta da 1h da manhã na Rua Santo Antonio.
Dia 05/01 inicia se às 18h em frente a Estação Guararema e segue pelas ruas centrais e termina por volta das 3h da manhã em frente ao Cemitério São Benedito com uma queima de fogos, reza de agradecimento e escolha de um coordenador para o ano seguinte.
*A tradição de começar na Capela D’Ajuda e terminar no Cemitério São Benedito, Na Capela D’Ajuda existia antigamente um cemitério, então para agradecer os antepassados é que se canta na porta do cemitério. E isso se mantem.
Letra da música de chegada:
Acordai povo cristão
Venham ver com alegria
O nascimento glorioso
Do filho de Maria
Venham ver os reis viajantes
Grandes sabios do oriente
Mandados do oriente lá pra margens do ocidente
Abra esta porta e acenda a luz,
daí um presentinho
pra Deus ou pra Jesus
Letra da música de agradecimento:
Vamos agradecer a prenda que nos deu
Quem vos pagará é nosso Santo Deus!
Letra e Musica: Narcizo José dos Santos
Nenhum comentário :
Postar um comentário