sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Folia de Reis de Guararema"



Por João Augusto Figueredo

As comemorações de reis em Guararema teve inicio na década de 1940, onde um grupo de músicos liderado por Narciso José dos Santos, começaram a sair em casa em casa. Compuseram as letras que até hoje são entoadas nas ruas da cidade. 

A Folia de Reis de Guararema sempre teve fins filantrópicos, sempre arrecadando prendas e donativos para os carentes, sobreviveu na décadas de 1950, com José Romeiro Paniagua e na década de 1960 com o músico Cote Bueno. 

Na década de 1970 foi resgatada pelo então Padre Roberto, depois veio a Turma do Nico e Meguinho, Profº Willian, muitos anônimos e toda família Corrêa e assim nunca mais parou, todas as noites as entoadas criadas na década de 1940, faz os guararemenses reviverem as histórias das folias passadas.

Roteiro fixo:

Dia 02/01
inicia se às 18h na Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e segue em casa em casa até o bairro Nogueira. (termina por volta das 1h da manhã)

Dia 03/01 inicia se às 18h na Área de Eventos Nogueira e segue em casa em casa por todas as ruas do bairro. (termina por volta de 1h da manhã)

Dia 04/01 inicia se às 18h no final doa Rua Dr. Pedro de Toledo e segue pelas ruas Maria Florência, Jurandir, João de Melo, Rodrigues Alves, José Pereira, Beco Honorato, Praça Cel. Brasilio Fonseca, Rua Exp. Brasilio de Almeida e termina por volta da 1h da manhã na Rua Santo Antonio.

Dia 05/01 inicia se às 18h em frente a Estação Guararema e segue pelas ruas centrais e termina por volta das 3h da manhã em frente ao Cemitério São Benedito com uma queima de fogos, reza de agradecimento e escolha de um coordenador para o ano seguinte.

*A tradição de começar na Capela D’Ajuda e terminar no Cemitério São Benedito, Na Capela D’Ajuda existia antigamente um cemitério, então para agradecer os antepassados é que se canta na porta do cemitério. E isso se mantem.

Letra da música de chegada:


Acordai povo cristão
Venham ver com alegria
O nascimento glorioso
Do filho de Maria
Venham ver os reis viajantes
Grandes sabios do oriente
Mandados do oriente lá pra margens do ocidente
Abra esta porta e acenda a luz,
daí um presentinho
pra Deus ou pra Jesus

Letra da música de agradecimento:

Vamos agradecer a prenda que nos deu
Quem vos pagará é nosso Santo Deus!

Letra e Musica: Narcizo José dos Santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário