terça-feira, 30 de abril de 2013

“Atlas” de Guararema




Para falar do “Atlas” de Guararema entrevistei o Sr. Hermínio Fernandes Costa, ele trabalhou lá de 1968 a 1970, mas o serviço de alto falante já existia desde a década de 1950.

O “Atlas” era um serviço de alto falantes e o dono era o Sr. Maximino de Mello. Os “alto falantes” funcionavam de Segunda à Domingo das 7:00 às 21:00 e aos Domingos das 9:00 às 12:00. A música de abertura do “Atlas” ou prefixo musical como se chamava na época era “Cisne Branco" da banda de fuzileiros navais.

O estúdio ficava na frente da Padaria Meirelles, mais ou menos onde é hoje, a relojoaria do Anízio. No estúdio haviam 2 tocas discos, um amplificador, e um microfone. O alto falante ficava do lado de fora, num poste bem alto. Depois mudou para próximo de onde é hoje o Jodola.

O SAFA (Serviço de Alto Falantes Atlas) tocava músicas da velha e da jovem guarda, e também tocava beatles recorda Hermínio. O alto falante anunciava propagandas da cidade como, por exemplo, a Casa Scherma, o posto de abastecimento da COAP (onde o dono era o Sr. Callil Abraão Neme). Hermínio também conta que uma loja de tecidos de Mogi chamada Casas Buri, anunciou durante um mês.

O alto falante também anunciava notas sociais como, falecimento e aniversários.
Perguntei ao Sr. Hermínio:
- E quando nascia alguém?
- Aí não, só quando morria mesmo. (risos...)

O SAFA também informava a programação do Guararema Futebol Clube, (onde haviam os bailes da cidade), cinema, circo, edital da prefeitura e da delegacia de polícia.

Nesta época era comum as pessoas oferecerem músicas para quem estava na praça. O anuncio era mais ou menos assim:
- O rapaz de camisa branca e boné azul, oferece a música … para a moça de sapatos vermelhos. (falava-se o nome dela se sabia ou descrevia a roupa que ela usava)
Nesse momento as pessoas começavam a olhar as roupas uma das outras para descobrir quem eram.

O dinheiro pago com o oferecimento das músicas pelos ouvintes era arrecadado para a compra de discos novos! Na época a moda era os compactos e LP. Os ouvintes também ajudavam emprestando diversos discos. O Sr. Maximino, o dono, pedia para que eles tocassem os discos com 78 rotações que haviam lá, esses discos eram da “Velha Guarda” como Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Orlando Silva e etc...

Como nesta época não existia internet para “baixar” facilmente uma música. Hermínio colocava o microfone bem pertinho do rádio que transmitia para alto falante, sempre aos Domingos, quando a Rádio Nacional AM tocava as 25 gravações mais ouvida da época.

Hermínio conta uma situação engraçada que passou, quando encontraram uma bolsa, que mais tarde vieram a saber que pertencia a senhora Anita Hernandes.
Na hora de ler, ele leu da seguinte forma:
- Foi encontrada uma bolsa de uma senhora amarela.
Mas na verdade era “Foi encontrada uma bolsa de uma senhora, (vírgula) amarela.

Hermínio fez aniversário dia 25 de abril. Parabéns! Muitos anos de vida!


Nenhum comentário :

Postar um comentário