segunda-feira, 10 de março de 2014

São Longuinho


O São Longuinho é o Santo conhecido para encontrar coisas perdidas, para quem ainda não conhece, quando você perde algo é só pedir ao Santo assim:

- “São Longuinho, São Longuinho me ajude a encontrar ... que dou três pulinhos!”

A tradição muda um pouco em cada região, alguns falam três gritinhos outros que além dos três pulinhos somam mais três gritinhos. Agora se o que você perdeu está difícil, nós selecionamos uma oração de São Longuinho para você.



O motivo que faz de São Longuinho ser o Santo de objetos perdidos ou porque prometer pulinhos para o Santo, não se sabe. Não existem documentos ou livros que relatem o motivo dessa tradição.

São Longuinho é um Santo popular na Espanha e no Brasil. Segundo o teólogo Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) "Longuinho” vem de “Longinus" e que Longinus, por sua vez, vem do grego “lonkhe,” que significa lança. Segundo os historiadores, Longinus chamava-se Cássio e era um dos centuriões romanos que vigiou Jesus enquanto ele estava pregado na cruz.

O padre Aparecido Pereira, estudioso de hagiografias (biografias de santos) e editor do jornal “O São Paulo”, da Cúria Metropolitana explica que Cássio espetou sua lança no coração de Jesus, na Sexta-Feira Santa, e acabou levando um jato de sangue em seus olhos. O centurião sofria de um problema de vista e foi curado. Converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesaréia, onde virou monge, mas foi descoberto e decapitado, como muitos mártires cristãos.

Para quem tiver interesse a história de São Longuinho é citada no Novo Testamento por Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47).

Fonte: Revista “Mundo Estranho” – Editora Abril

Nenhum comentário :

Postar um comentário