terça-feira, 3 de junho de 2014

Imagem de Nossa Senhora D’Ajuda



Nossa Senhora Da Ajuda é considerada protetora dos navegantes e é um dos vários nomes que Maria mãe de Jesus recebeu ao longo da história, conforme os fatos aconteciam, foram criadas diferentes imagens para representar cada uma delas.

Segundo João (Figueredo), a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda foi trazida pelos portugueses junto com outras cinco imagem em 1532, e cada uma delas foi deixada em uma cidade. Guararema teria sido um desses destinos.

Reparem no ano, a escultura de N.S. D’Ajuda é mais antiga do que a primeira igreja com o nome da santa erguida na cidade de Salvador, em 1549.

Por segurança a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda que está no altar da “Capela D’Ajuda” é uma replica da original, pois em 1989 a imagem foi roubada e encontrada nos fundos de uma casa em Suzano totalmente danificada. A escultura foi restaurada por Eideval Bolanho e hoje está na Igreja de São Benedito (Igreja Matriz) no centro da cidade.

A escultura de Nossa Senhora D’Ajuda tem 1m20cm de altura é feita de terracota, ou seja, é uma cerâmica feita de argila, modelada e depois cozida no forno, o resultado é um material rígido e durável. Esse tipo de cerâmica é muito valorizado por escultores e arquitetos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário